PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

2024

FALTAM

Dias
Horas
Minutos
Segundos

LICITAÇÕES INTERNACIONAIS – TEORIA E PRÁTICA – ATUALIZADO PELA LEI N° 14.133/2021 E SICAF

  • Início
  • Curso Concluído
  • LICITAÇÕES INTERNACIONAIS – TEORIA E PRÁTICA – ATUALIZADO PELA LEI N° 14.133/2021 E SICAF
O CURSO

APRESENTAÇÃO

As licitações internacionais têm concretizado competitividade, economicidade e eficiência na Administração Pública, reduzindo custos e contratações diretas.

Os agentes públicos superam limitações do mercado nacional, convocando no Brasil e no exterior potenciais licitantes estrangeiros para a competição, que ocorre com editais preparados para tal finalidade.

O curso, atualizado pela Lei nº 14.133/21, aborda conceitos, elaboração e publicação de edital, credenciamento de representantes legais, SICAF de estrangeiros, habilitação e propostas, incluindo documentação estrangeira e julgamento, registro de preços em moeda estrangeira, questões regulatórias, INCOTERMS, NCM, e outros aspectos de comércio exterior, garantias e formas de pagamento a empresas brasileiras e estrangeiras e outros temas.

Normas, jurisprudência e doutrina ao longo das palestras ajudam na visão ampla das licitações com comércio exterior e dos consideráveis benefícios para a Administração, tornando o curso singular, o que se complementa com exercícios ligados à parte prática de editais de licitações internacionais e sua publicação.

São realizadas demonstrações e análises de editais e de documentos reais de empresas estrangeiras, para comparar situações demandadas pelos participantes, de modo a conferir a segurança necessária para a tomada de decisões pelos participantes em sua atuação concreta.

CONTEÚDO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Conceito de licitação internacional na doutrina e na nova lei (diferenciação entre a licitação nacional com estrangeiros e a internacional)
  1. Pesquisa de mercado e estudo técnico preliminar (buscar informações no Brasil e no exterior e avaliar mercado e preços)
  1. Termo de referência relacionadas a contratações internacionais (considerando as regras implementadas com a nova lei de licitações)
  1. As regras brasileiras e dos organismos estrangeiros, como BID e BIRD (diferenciando ritos para o uso de recursos brasileiros ou do exterior)
  1. Onde publicar licitações internacionais e em quais prazos (entendimentos jurisprudenciais e realidade atual das publicações)
  1. A participação de empresas estrangeiras, isoladamente ou em consórcios (incluindo SICAF próprio e questões de representação legal no País)
  1. Contexto geral das modalidades aplicadas às licitações internacionais (quando cada modalidade deve ser utilizada)
  1. O pregão internacional e suas particularidades (legislação e jurisprudência que o respaldam e formalidades específicas)
  1. As contratações diretas internacionais (incluindo questões sobre inviabilidade de competição e exclusividade)
  1. A habilitação, incluindo legalização de documentos, capacidade técnica etc. (equivalência e apostilamento de documentos estrangeiros)
  1. As propostas, com classificação NCM, INCOTERMS e outros aspectos (conversão de câmbio, equalização de propostas, despesas, transporte) (garantias, seguros, taxas, desembaraço e mais de comércio exterior)
  1. Preferências nacionais na nova lei de licitações (cenário geral sobre as preferências e sua regulamentação)
  1. Contexto das contratações complexas, visando transferência de tecnologia (combinação de objetos com características diferentes entre si)
  1. Registro de preços em moeda estrangeira (custo-benefício e adequação nas contratações com importações)
  1. Formas de pagamento dos contratados, com ênfase na carta de crédito (diferenciais da carta de crédito e vantagens para a contratações públicas)
  1. Não discriminação de empresas brasileiras (como conciliar especificações técnicas sem restrição à competição)
  1. Regime legal para repartições sediadas no exterior (regras e questões específicas)
  1. Licitações Internacionais nas empresas estatais (regulamentações específicas)
QUEM DEVE PARTICIPAR
  • Gestores e fiscais de contratos;
  • Membros de comissões de licitação;
  • Procuradores e advogados públicos;
  • Pregoeiros;
  • Comissões de apoio ao pregoeiro;
  • Advogados;
  • Auditores e servidores de órgãos de controle interno e externo;
  • Gestores públicos em geral, Servidores em geral que atuam nos processos de licitações pública;
  • Ordenadores de despesa;
  • Auditores e servidores dos Tribunais de Contas e do Controle Interno;
  • Membros dos Ministérios Públicos e Magistrados;
  • Servidores dos órgãos jurídicos, Fornecedores e prestadores de serviço;
  • Prefeitos e servidores das Prefeituras Municipais;
  • Demais profissionais interessados no assunto.
BENEFÍCIOS
TURMA PRESENCIAL
  • Material de apoio personalizado
  • Certificado de participação digital
  • 2 Almoço
  • 4 Coffe breaks

 

PALESTRANTE(S)
JONAS LIMA

JONAS LIMA

  • Advogado com 25 anos de experiência em certames nacionais e internacionais, consultoria a consórcios e outras joint ventures
  • Especialista em Compliance Regulatório pela Universidade da Pennsylvania
  • Pós-graduado em Direito Público pelo IDP
  • Ex-professor de Direito Administrativo da UDF
  • Ex-assessor da Presidência da República (CGU) e da Procuradoria-Geral da República
  • Autor de 5 (cinco) livros, incluindo “Licitação Pública Internacional no Brasil” (Editora Negócios Públicos, 2010), e do guia AMCHAM “How to do Government Contracts in Brazil” (2010/2014)
  • Palestrante em mais de 130 eventos em 18 Estados, e internacionais em Washington, Nova Iorque, Houston, Miami, Boston, Buenos Aires e Hong Kong, para mais de 6 mil participantes
  • Ministrou cursos para instituições como Presidência da República, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Saúde, Exército, Marinha, Força Aérea, Receita Federal, Infraero, Polícias Federal, Rodoviária Federal e Militares, Bombeiros, Itaipu Binacional e Porto de Santos.
  • Possui experiência em áreas de sistemas de aeroportos, produtos de defesa e segurança, tecnologia, pesquisa, produtos médico-hospitalares e outros.

Presencial:

R$ 3.590,00

CONDIÇÕES ESPECIAIS

Se você deseja contratar este treinamento para 10 ou mais pessoas, entre em contato com a nossa equipe!
Temos condições ESPECIAIS!

Formas de pagamento

O pagamento poderá ser efetuado via Nota de Empenho ou depósito em conta corrente, em favor da Elo Consultoria Empresarial e Produção de Eventos Ltda ou Escola de Negócios Elo – Cursos e Eventos Ltda.

O pagamento poderá ser efetuado via Nota de Empenho ou depósito em conta corrente, em favor da Elo Consultoria Empresarial e Produção de Eventos Ltda ou Escola de Negócios Elo – Cursos e Eventos Ltda.

Elo Consultoria Empresarial e Produção de Eventos Ltda
BB-logo

Banco do Brasil

Agência: 0452-9
Conta Corrente: 201.064-X

BRB logo

Banco de Brasília

Agência: 0209
Conta Corrente: 600.202-2

bradesco

Bradesco

Agência: 01526-1
Conta Corrente: 30300-3

pix

CHAVE PIX

CNPJ: 00.714.403/0001-00

Escola de Negócios Elo
Cursos e Eventos Ltda

Caixa Econômica Federal

Agência: 2458
Conta Corrente: 03457-7 Operação: 003

pix

CHAVE PIX

CNPJ: 30.965.048/0001-03

Envie-nos um E-mail

Envie uma mensagem através do formulário:

Solicitar Curso In Company